" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."

Rubem Alves

Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Série Letra Viva- episódio " O planejamento na Prática Pedagógica"



 Série -Letra Viva  TV ESCOLA
Episódio: “O Planejamento na Prática Pedagógica” 




Resumo do vídeo
Vivemos em uma época de mudanças contínuas e rápidas devido ao progresso das ciências 
e conseqüente revolução tecnológica e industrial.  Economia de tempo  e eficiência são 
condições básicas para o sucesso nos empreendimentos e isso se consegue por meio do 
trabalho planejado. Nesse contexto, a série  Letra Viva discute, de um modo simples e 
eficaz, práticas pedagógicas que contribuem para a alfabetização e desenvolvimento de 
diferentes linguagens na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. No episódio “O 
planejamento na Prática Pedagógica”, o educador é levado a perceber a importância do 
planejamento e da tomada de decisões para sua prática docente, bem como a busca da 
coerência entre esse planejamento e as reais necessidades e possibilidades dos alunos. O 
episódio apresenta, ainda, o que diferentes protagonistas do processo educativo pensam 
sobre planejamento, as maneiras de se planejar e quais foram as mudanças ocorridas nesse 
processo ao longo dos anos. 

Palavras-Chave 
Planejamento, prática pedagógica, linguagens, alfabetização, letramento. 


Nível de ensino 
Ensino fundamental inicial (até 10 anos). 


Modalidade
Formação de professores. 

Componente curricular 
Alfabetização, língua Portuguesa, pluralidade cultural. 

Disciplinas relacionadas 
Língua portuguesa. 

Aspectos relevantes do vídeo 
Neste episódio de 27 minutos, chamam a  atenção dois questionamentos iniciais  feitos pela professora Ana Cristina Araujo: o que é necessário planejar? Existe uma forma  única de planejar? A partir dessas perguntas são levantadas questões sobre como os planejamentos devem ser conduzidos visando, sobretudo, às possibilidades dos aprendizes.  Merece especial atenção, também, o comentário feito por uma professora: “As situações mais simples também têm que ser planejadas” (aos 5’ e 37’’). Esta fala deve ser tomada como ponto inicial para que o educador perceba que o planejamento precisa estar  sempre nas pautas das reuniões pedagógicas, que ele não deve ser visto como um ‘objeto’ pronto em que não há possibilidades de intervenções, reescritas e retomadas, mas que deve ser recomeçado cotidianamente. O episódio traz, ainda, as mudanças que ocorreram na forma de planejamento ao longo dos últimos 20 anos, com enfoque especial na necessidade de se considerar os saberes das crianças como ponto de partida para qualquer planejamento. Outro aspecto interessante abordado no vídeo diz respeito à relação entre registro, 
planejamento e avaliação (aos 15’43’’).  Nesta parte, cinco professoras revelam experiências pessoais que comprovam a ligação  entre essas práticas e a contribuição de todas elas para o desenvolvimento profissional do educador. 



Para assistir -Clique aqui

fonte : TV ESCOLA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...