Série -Letra Viva TV ESCOLA
Episódio: “O Planejamento na Prática Pedagógica”
Resumo do vídeo
Vivemos em uma época de mudanças contínuas e rápidas devido ao progresso das ciências
e conseqüente revolução tecnológica e industrial. Economia de tempo e eficiência são
condições básicas para o sucesso nos empreendimentos e isso se consegue por meio do
trabalho planejado. Nesse contexto, a série Letra Viva discute, de um modo simples e
eficaz, práticas pedagógicas que contribuem para a alfabetização e desenvolvimento de
diferentes linguagens na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. No episódio “O
planejamento na Prática Pedagógica”, o educador é levado a perceber a importância do
planejamento e da tomada de decisões para sua prática docente, bem como a busca da
coerência entre esse planejamento e as reais necessidades e possibilidades dos alunos. O
episódio apresenta, ainda, o que diferentes protagonistas do processo educativo pensam
sobre planejamento, as maneiras de se planejar e quais foram as mudanças ocorridas nesse
processo ao longo dos anos.
Palavras-Chave
Planejamento, prática pedagógica, linguagens, alfabetização, letramento.
Nível de ensino
Ensino fundamental inicial (até 10 anos).
Modalidade
Formação de professores.
Componente curricular
Alfabetização, língua Portuguesa, pluralidade cultural.
Disciplinas relacionadas
Língua portuguesa.
Aspectos relevantes do vídeo
Neste episódio de 27 minutos, chamam a atenção dois questionamentos iniciais feitos pela professora Ana Cristina Araujo: o que é necessário planejar? Existe uma forma única de planejar? A partir dessas perguntas são levantadas questões sobre como os planejamentos devem ser conduzidos visando, sobretudo, às possibilidades dos aprendizes. Merece especial atenção, também, o comentário feito por uma professora: “As situações mais simples também têm que ser planejadas” (aos 5’ e 37’’). Esta fala deve ser tomada como ponto inicial para que o educador perceba que o planejamento precisa estar sempre nas pautas das reuniões pedagógicas, que ele não deve ser visto como um ‘objeto’ pronto em que não há possibilidades de intervenções, reescritas e retomadas, mas que deve ser recomeçado cotidianamente. O episódio traz, ainda, as mudanças que ocorreram na forma de planejamento ao longo dos últimos 20 anos, com enfoque especial na necessidade de se considerar os saberes das crianças como ponto de partida para qualquer planejamento. Outro aspecto interessante abordado no vídeo diz respeito à relação entre registro,
planejamento e avaliação (aos 15’43’’). Nesta parte, cinco professoras revelam experiências pessoais que comprovam a ligação entre essas práticas e a contribuição de todas elas para o desenvolvimento profissional do educador.
Para assistir -Clique aqui
fonte : TV ESCOLA
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