Dinâmicas
para trabalhar valores e sentimentos
Recreio com cores – a docente prepara
cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de
cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los
aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: "
Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor
do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos
conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos
sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e
solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos
grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o
que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção
dealguns valores.
Correio da Amizade – Sortear entre os colegas um "Amigo
Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e
esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as
correspondências chegarem nas residências de cada um!
- Cada
turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora
da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão
trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um
piquenique entre elas.
- Cada
criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou
magoado".
Cantinhos – nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser
organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam
bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas,
expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas,
por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e
estimulando.) / "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona
duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo-
"posso, não posso". A professora expõe as telas e discute-se, a
partir daí, as normas de atitudesentre os integrantes da turma que irão vigorar
durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são
eles quem elaboram as regras.
Atividades em cadernos – trabalhando sentimentos e emoções:
HOJE ESTOU ASSIM...
(A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem
nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.)
PORQUE... (os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem
alegres, tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela
vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união,
compreensão...
VOCÊ MORA NO MEU...
( colar um coração de papel colorido)
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em
seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo:
"Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
(Os alunos opinam, registram e ilustram!)
ALFABETO DA AMIZADE:
A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
(Cada aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para
cada letra do alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)
ACRÓSTICOS:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas
Riqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser feliz
Pense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)
A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...
(Desenhar ou colar uma estrela)
(Após o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam
essa atividade, registrando dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!)
NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
Emocionômetro – É um quadro de pregas com quatro
"caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL(sem grandes emoções). Os
alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como estão se
sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê.
A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções
de determinados problemas.
fonte: retirado na internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário