BARALHO DA TABELA DE
MULTIPLICAÇÃO
Objetivo:
Permitir que o educando
exercite e desenvolva o conhecimento relativo a tabela de multiplicação de
forma dinâmica.
Regras:
Jogadores: grupos de 2 a 6 pessoas;
Responsável pelo início do
jogo é a pessoa com mais idade.
Antes do início da atividade
as cartas devem ser embaralhadas e postas na mesa
O responsável pelo jogo deve
entregar 3 cartas para cada participante;
O primeiro a direita da
pessoa que é responsável por iniciar o jogo lança a primeira carta, após o
segundo, terceiro, até o último jogador.
Pega todas as cartas o
jogador que tiver jogado a operação cujo resultado da equação for mais alto.
Exemplo de jogo com 3 participantes: Jogador 1 joga 3 x 5= 5- Jogador 2 joga 6
x 7 =42 e jogador 3 lança 2 x 2 = 4, ganha a rodada o jogador 2 e leva todas as cartas si, devendo deixá-las
de lado para contagem no final da partida.
Após a rodada faz-se nova
compra de cartas (3 por participante, sendo compradas individualmente ou
distribuídas pelo responsável pelo jogo, podendo ser distribuídas cartas de uma
em uma ou as três de um só vez, a consenso do grupo), sendo que as rodadas
continuam até o limite das cartas.
Acaba o jogo quando as
cartas acabarem, sendo que na última rodada deve-se observar a quantidade igual
de cartas para cada participante, podendo haver sobra de cartas na mesa, que
devem ser descartadas (exemplo de jogo com 3 participantes: na última rodada
sobram 5 cartas sobre a mesa, cada participante deverá pegar 1 carta, as 2
restantes são descartadas do jogo);
Ganha o jogo quem tiver mais
cartas ao acabarem as cartas da mesa.
O ganhador é o responsável
pelo próximo jogo (embaralhar e distribuir as cartas).
Cada jogador deve evitar que
os adversários percebam quais as cartas que ele possui na mão.
Material:
O baralho pode ser
desenvolvido em cartolina com fundo opaco (para evitar a visualização do
conteúdo da carta) e plastificado para maior duração.
Quantidade de cartas do baralho:
90 (9x10) com tabelas do 2 ao 9 que envolvem
atividades de multiplicação da tabela de 1 a 10.
Variações de jogo e/ou baralho:
O baralho pode ser
desenvolvido com as demais operações matemáticas (adição, subtração, divisão,
etc.);
Ser efetuadas mais cartas
para adição ao baralho como: tabela do 0, 1, 10, 11, etc.).
Para a adição e subtração
podem ser confeccionado baralhos com uso de números, imagens ou ambos.
Baralho sem o resultado da
operação.
Realização do jogo em duplas
(dupla contra dupla);
Sugestão de regras para o Baralho sem resultado da operação:
Pode ser realizado um
baralho onde fica disponível somente a operação matemática, sem o resultado da
operação.
Para esse baralho devem-se
alterar algumas regras do jogo como:
Na hora de jogar, ao ser colocada a carta na mesa: o educando deve dizer o
resultado da operação e caso venha dizer errado a carta automaticamente passa a
ser do adversário que perceber o erro (e estiver na sua vez de jogar),
independente de possuir carta maior, devendo também descartar uma carta da mão
e disponibilizar no monte (para a igualdade de cartas para cada
jogador/jogada). Exemplo: jogador 1 joga carta e erra o resultado, jogador 2
joga e não percebe o erro, jogador 3 percebe o erro do jogador 1, pega as
cartas para si e guarda no seu monte uma das cartas que possuir na mão (carta
essa a sua escolha), seguindo a jogada, caso o jogador que perceber o erro do
adversário seja o penúltimo, ficará também com a carta do último jogador.
Sugestão de regras para o Jogo em duplas:
Para o jogo em duplas, os
jogadores devem ficar intercalados, de forma que ao jogar joga um de cada
dupla.
Ganha a rodada a dupla que
lançar o maior resultado da operação, independente da jogada do companheiro.
Exemplo: Dupla 1: jogador 1 joga 2x2=4; Dupla 2: jogador 1 joga 3x3=9, Dupla 1:
Jogador 2 joga 8x9=72, Dupla 2: jogador 2 joga 6x6=36. Ganha a rodada a dupla
um, pois o jogador 2 lançou o maior resultado da operação.
O restante das regras
permacem as mesmas.
Clique no link para baixar o jogo :
http://www.4shared.com/office/MwVY0tnG/1941_baralho.html
Fonte :Atividades Educativas
Lindas e úteis tabelas silábicas. Fiquei um tempão tentando fazer uma e não consegui, me falta habilidade e conhecimento. Você tem das sílabas ditas complexas? Obrigada!
ResponderExcluirGostei das tabelas silábicas! Parabéns e obrigada, me serão muito úteis" Vc tem das sílabas ditas complexas? Rita Cruz
ResponderExcluir