Quanta profissão legal!
·
·
Objetivos
Desenvolver conhecimentos sobre a vida social.
Buscar informações em fontes variadas.
Ano
Pré-escola.
Tempo estimado
Quatro meses.
Conteúdos
Conhecimento sobre profissões e suas características, curiosidades e importância na sociedade.
Planejamento de entrevistas.
Utilização de linguagem oral.
Escrita.
Materiaisnecessários
Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.
Organização da sala
Em roda nos momentos de leitura.
Desenvolvimento
1ª ETAPA
Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Em outra aula, apresente à turma o baú ou uma caixa grande , tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotógrafo, por exemplo, peça que todos tentem lê-la e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.
2ª ETAPA
Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Reserve três ou quatro encontros para pesquisa em contos de fadas, jornais, revistas e obras de arte (Cândido Portinari e Tarsila do Amaral pintaram diversos trabalhadores rurais e urbanos), para identificar as ocupações que aparecem nessas produções. Organize um painel de registro com textos coletivos.
3ª ETAPA
Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e fazer desenhos de observação. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas. Convide os pais para participar de oficinas de fantasia. Dias antes da apresentação, proponha a elaboração de uma explicação para cada atividade.
Produto final
Desfile de uniformes
Convide os familiares e outras turmas para o evernto. Você mesmo pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação e a importância dela para a sociedade.
Avaliação
No faz-de-conta, observe se as crianças enriqueceram o jogo simbólico e utilizaram o conhecimento adquirido.
Retirado Revista Nova Escola
Geografia – 2ª série
Plano de Aula: Profissões
Objetivos:
· Identificar a relação entre as necessidades básicas do homem e o seu papel na sociedade.
· Registrar informações sobre a permanência de algumas profissões no tempo e o desaparecimento de outras.
· Estabelecer a relação entre as profissões e o desenvolvimento tecnológico, o surgimento de novas profissões.
· Conscientizar sobre a importância da formação profissional, do uso da Carteira de Trabalho e os Direitos do Homem.
Temas transversais
Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade.
Saúde: vida coletiva, doenças, vícios.
Meio Ambiente: conhecer e comparar a natureza da paisagem local com a de outros lugares.
Identificar as principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que se vive; as transformações feitas pelo homem na natureza.
Valorização e proteção das diferentes formas de vida.
Orientação Sexual: a diversidade de comportamentos de homens e mulheres em função da época e do local onde vivem. O respeito mútuo.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Material a ser utilizado
· Pesquisa de fotos e textos de profissões antigas e atuais.
· Cartolinas, canetas, faixa de papel, cola, tesoura para os cartazes.
· Fotos e textos sobre algumas profissões de sua cidade.
Procedimentos
1ª Etapa
Sensibilização: Para introduzir a discussão sobre as profissões, peça uma pesquisa sobre as profissões dos familiares dos alunos, partindo sempre da realidade próxima da criança.
Faça uma listagem em sala de aula com as profissões encontradas, discuta sobre o campo de trabalho desses profissionais e faça um quadro comparativo.
Durante a discussão coloque questões como:
· Profissão é o mesmo que cargo ocupado pelo trabalhador? Quais as diferenças?
· Quais as profissões mais comuns?
· Quais as profissões que surgiram atualmente?
· Existe diferença entre as profissões de quem mora na cidade e no campo? Quais?
· Como o homem escolhe a sua profissão?
· Quais os problemas encontrados hoje com o desemprego?
2ª Etapa
Pesquisar os diversos tipos de profissões, as antigas, as que permaneceram no tempo e as mais atuais.
Esse estudo faz parte do entendimento do modo de viver do homem em nossa sociedade e das suas necessidades básicas, entre elas o trabalho, visto como um meio de sobrevivência, pois é o modo pelo qual o homem consegue o sustento das suas demais necessidades.
Faça um debate sobre a pesquisa dos alunos e organize uma lista das profissões que são antigas, as que não existem mais e as que permaneceram no tempo.
Coloque, também, as profissões mais atuais.
Formule questões como:
· Por que algumas profissões desapareceram?
· Por que algumas profissões permaneceram?
· O que acarreta o surgimento de novas profissões?
Desta forma todas as informações obtidas na pesquisa formarão um quadro comparativo.
Forme grupos e faça cartazes com fotos e características das profissões antigas e atuais.
3ª Etapa
Discuta como se dá a formação do profissional, a necessidade de estudo e/ou treinamento.
Elabore questões como:
· Onde os profissionais pesquisados estudaram?
· Que cursos fizeram?
· Há sempre a necessidade do curso superior?
Fale sobre a importância de instituições como o SENAI e o SENAC na formação do trabalhador.
Elabore junto com os alunos, perguntas para que eles façam entrevistas com algumas pessoas.
Depois, faça um gráfico sobre as respostas das entrevistas dos alunos como, profissões, grau de instrução, se exerce a profissão etc.
4ª Etapa
Organize palestras com diversos profissionais, peça a colaboração dos próprios funcionários da escola e dos pais dos alunos que têm profissões curiosas e interessantes.
Na Informática, os alunos poderão desenhar e escrever as características das profissões pesquisadas e formar um álbum sobre as profissões.
Para finalizar a atividade, os alunos podem organizar dramatizações de algumas profissões que despertaram interesse.
Trabalho interdisciplinar
História: evolução das profissões através do tempo.
Matemática: trabalhar com gráficos e tabelas, comparando pesquisas.
Português: leitura de textos pesquisados e produção de textos.
Música: composição de letras e músicas sobre o tema.
Comemoração do Dia do Trabalho – 1º. de maio.
Fonte: www.eaprender.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário