Série: 1ª Série do Ensino Fundamental
Duração: 04 aulas
Objetivos:
-Valorizar a família;
-Reconhecer o esforço dos pais;
-Aumentar o amor aospais;
- Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam;
- Fazer separação e contagem das sílabas.
Conteúdo
Geografia: Identificando e conhecendo a criança e os seus familiares
Protuguês: Sílaba e Divisão Silábica.
Metodologia da 1ª Aula:
Iniciaremos a aula com a leitura de um texto “O Peixinho Glub”, onde aborda o tema familiar, em seguida vamos trabalhar com a interpretação do texto, separação e contagem das sílabas, fazendo com que a criança procure dentro do texto as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas. Esta atividade servirá também para desenvolver o hábito da leitura, concentração e observação.
Após a atividade realizada, faremos a correção e daremos continuidade ao tema da aula envolvendo a nossa família, destacando os membros da nossa família, podendo também fazer comparações.
Daremos aos alunos uma atividade para casa onde ela terá que responder as questões com o auxílio dos pais, pois está relacionada à família.
Metodologia da 2ª Aula:
Na entrada da sala de aula iremos recolher as atividades de casa e fazer a correção.
Em seguida faremos uma atividade de conhecimento pessoal, onde perguntaremos aos alunos:
-Quem que contar uma história sobre a sua família?
O interessante dessa aula é estimular as crianças a serem obedientes, atendendo aos que lhes é solicitado, respeitando o espaço e o tempo dos outros, valorizando as pequenas atenções, aprendendo a serem independentes naquilo que possam realizar sozinhas.
Após todas essa conversar e também comparações de comportamento, passaremos um texto em papel sulfite que contém de versinhos sobre a família, onde a criança terá a possibilidade de estimular a leitura. Em seguida utilizando o próprio texto ela terá que circular as palavras que contenham uma sílaba, duas sílabas, três sílabas e quatro sílabas.
Materiais Utilizados:
Quadro negro, giz, folha de papel sulfite, caderno, lápis e borracha.
Avaliação:
Iremos avaliar a participação individual e em grupo.
Levaremos em consideração atividades de questionário, a contribuição individual e resultados parciais das crianças.
Esse tipo de avaliação permite que o professor detecte as dificuldades da criança e possa ajudá-la durante e depois de cada atividade aplicada.
Avaliaremos também o interesse e atenção da criança durante as explicações e demonstrações dos textos e histórias apresentadas nas duas aulas dadas.
___________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário