Projeto Didático
Tema –Gibi na sala de aula
Objetivo: Confecção de uma história em quadrinhos elaborada e ilustrada pelos alunos.
Publico alvo: crianças do 4º ano
Material necessário: Gibis trazidos pelos alunos ou fornecidos pela escola, folhas xerocadas com as matrizes de diferentes possibilidades de quadrinhos vazios para a execução das histórias. Histórias em quadrinhos sem texto.
Descrição do trabalho:
1º etapa: Após o trabalho com a:”Histórias de gibi”, conversar com os alunos sobre esse tipo de texto,suas características, as preferências da classe, a linguagem utilizada etc.
2º etapa: O professor pede aos alunos que tragam seus gibis favoritos de casa para compartilhar com os colegas montando uma “gibiteca”. Deixar que explorem o material trazido, pelo tempo que julgar necessário.
3º etapa: Propor aos alunos a confecção de pequenas histórias, utilizando tiras de gibis ou de livros ampliados, sem os balões de fala para que seja adicionado o texto coletivamente.
4º etapa: Escolher um tema de interesse dos alunos (ecologia, animais em extinção...) e elaborar uma história coletiva em que o professor escreve a narrativa que vai sendo contada pelos alunos.
5º etapa: O professor divide a história em pequenos trechos que depois serão distribuídos entre os grupos de alunos.
6º etapa: São distribuídas folhas com divisões grandes para que os alunos realizem os desenhos e escrevam as falas de personagens.
7º etapa: Cada grupo faz os desenhos e balões de fala que representam o trecho correspondente à sua parte da história.
8º etapa: A história pode ser encadernada e levada para casa, respeitando um cronograma estabelecido pelo professor.Todos os alunos deverão ter a oportunidade de levar a história para casa em algum momento.
6 .Conteúdos a serem construídos e aspectos a serem investigados:
• Conceitual: Entrar em contato com a linguagem utilizada nesse tipo de texto. Perceber os elementos que auxiliam na compreensão do texto: balões, imagens, cenários, escrita. Desenvolver comportamentos de leitura e de escrita adequados ao tipo de texto trabalhado.
• Procedimental: Ler histórias em quadrinhos diversas,criar textos para balões de fala em histórias já existentes, auxiliar na elaboração do texto da história coletiva, desenhar e escrever, em grupo, a parte da história designada ao seu grupo.
• Atitudinal: Trabalhar com empenho na realização das diferentes atividades, dando opiniões, fazendo registros e leituras com postura adequada, auxiliar os colegas quando necessário. Realizar o trabalho em grupo mantendo uma atitude respeitosa e colaborando com os colegas na realização dos trabalhos.
7. Atividades inter e multidisciplinares:
• Língua Portuguesa: Leitura e escrita de histórias em quadrinhos.
• Ética: Respeitar a opinião dos colegas durante os trabalhos realizados em grupo e empenhar-se pelo bom resultado do trabalho.
• Artes Plásticas: Ilustrações para a história elaborada.
8. Duração: 4º- bimestre.
9. Produto final:
O produto final será o gibi confeccionado pelos alunos,que será levado aos poucos por todos os alunos da classe para a apreciação das famílias.
10. Avaliação:
A avaliação deve ser um processo contínuo em que o professor faz intervenções pontuais à medida que percebe as dificuldades de compreensão, de elaboração ou de leitura por parte dos alunos.
Ao final do projeto, o professor pode sentar-se em roda com seus alunos para a apreciação do gibi por eles confeccionado e “entrevistá-los” fazendo perguntas como:
• O que vocês acharam do nosso gibi?
• Vocês gostaram de fazê-lo?
• O que foi mais difícil?
• O que foi mais fácil?
• O que não deu certo ou poderia ser diferente?
Esses momentos de reflexão sobre a atividade realizada são muito importantes no processo futuro de auto-avaliação do aluno perante seu próprio desempenho.
Projeto Didático
Tema: Aprendendo Matemática através de jogos
Objetivos: Construir jogos diversos utilizando sucata. Elaborar as regras dos jogos confeccionados.
A quem se destina: crianças do ensino fundamental
Material necessário: Sucata, papéis diversos, cola, tesoura.
Descrição do trabalho:
1º etapa : O professor deverá solicitar aos alunos que tragam para a classe,
em um dia combinado, diversos jogos que envolvam operações matemáticas: banco imobiliário, trilha, boliche etc. Nesse dia, deixar os alunos brincarem livremente, desde que sigam as regras de cada jogo.
2º etapa: No segundo momento, propor que pensem em algum jogo que gostariam de confeccionar e que material seria o mais adequado para isso.
3º etapa: Reunir os alunos em grupos, de acordo com o jogo que desejam montar. Deixar que os grupos combinem o jogo que farão e os materiais necessários para confeccioná-lo.
4º etapa: Definir a data em que deverão trazer os materiais e orientá-los durante a confecção do jogo.
5º etapa: Auxiliar os alunos durante a elaboração das regras do jogo para que elas fiquem claras e objetivas.
6º etapa: Quando os jogos estiverem prontos, deixar que os alunos brinquem
também com aqueles confeccionados pelos outros grupos.
Conteúdos a serem construídos e aspectos a serem investigados:
•Conceitual: Perceber e utilizar as quatro operações nos diferentes momentos do processo de trabalho. Utilizar a linguagem adequadamente na elaboração de regras e de jogos. Resolver os problemas que surgirem durante o projeto.
• Procedimental: Operar com os números, buscar os materiais adequados para a confecção dos jogos, montar os jogos e suas regras, jogar de acordo com as regras.
• Atitudinal: Agir com autonomia e empenho, respeitar as regras dos jogos, trabalhar em grupo de forma cooperativa e respeitosa.
Atividades inter e multidisciplinares:
• Língua Portuguesa: Escrita e leitura de regras dos jogos que foram construídos pelos alunos. Elaboração de regras dos jogos confeccionados.
• Matemática: Utilização das operações matemáticas de acordo com a necessidade, tanto nos momentos da elaboração dos jogos como enquanto jogar. Encontrar soluções para os problemas que aparecerem durante o trabalho.
• Artes Plásticas: Construção de jogos utilizando sucata.
• Ética: Percepção da importância de reciclar produtos que seriam descartados. Trabalhar em grupo de forma cooperativa e respeitosa.
Duração: 3º- bimestre.
Produto final:
O produto final do projeto serão os jogos confeccionados pelos alunos.
Avaliação : A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de trabalho, tanto por parte do professor quanto dos alunos.O professor deverá observar e intervir nos momentos de dificuldades dos alunos, auxiliando de forma pontual. Poderá retomar em momentos posteriores os problemas que apareceram tais como dificuldades nos momentos de trabalho, e trazer propostas que auxiliem os alunos na superação de dificuldades. Após todos os jogos terem sido utilizados pelos alunos, pode-se sentar em grupo e fazer uma apreciação sobre os jogos, observando desde aspectos como clareza das regras, até o capricho na confecção deles.
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