1 – História do nome:
Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
· Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
· Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: - Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo .....? O que significa ..... ?
· Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do professor)
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
2 – Fichário:
Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome
3 – Lista de Palavras:
Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
Procedimentos:
· Explorar com a classe a letra inicial do nome.
· Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
· Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
· Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
· Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.
4 – Letras Móveis:
Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
Procedimentos:
· Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
· Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.
Observações:
· Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
· Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.
5 – Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
Procedimento:
· Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
· O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
· Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
· As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
· A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.
Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.
6 – Dança da Cadeira:
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.
Procedimentos:
· O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
· Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras.
· Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.
7 – Corrida dos Balões:
Objetivo: Escrever seu nome.
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
Procedimentos:
· Formar as crianças em duas filas.
· Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
· Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
· A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.
8 – Jogo dos Dados:
Objetivos:
· Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
· Reconhecer as letras do seu nome.
· Ordenar as letras que compõem seu nome.
Materiais:
· Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
· Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
· Fichinhas com as letras.
Procedimentos:
· Distribuir os alunos em pequenos grupos.
· Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
9 – Sapata ou Amarelinha:
Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome.
Materiais: Pedrinhas e giz.
Procedimentos:
· Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha.Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma quantidade de letras.
· Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.
· O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra que vem primeiro? E depois qual será?
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome após pular a amarelinha.
Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome, possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim por diante até formar seu nome.
Sugestões de Avaliação: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.
O Jogo das Palavras
Objetivo: desenvolver o interesse pelo significado das palavras, o gosto pela leitura, e ampliar o vocabulário de crianças na faixa de 8 anos. Ajuda ainda a promover a interação social e o entrosamento da turma.
Material Necessário: dicionários, canetas e folhas de papel.
Atividade: Cada aluno deve abrir o dicionário e encontrar 3 palavras interessantes que nunca tenha ouvido antes. Anotar as palavras em uma folha indiviual é o próximo passo.
A seguir, as folhas são trocadas entre as crianças. Pode ser feito um círculo e cada criança passa a sua folha para quem está à sua direita, ou no caso de estarem em filas, para quem está à frente, por exemplo.
Com as folhas trocadas, cada aluno vai escrever o que “acha” que significa cada uma das três palavras anotadas pelo coleguinha.
Depois disso, um por vez irá ler suas supostas respostas e o coleguinha que escolheu as palavras deve dar a verdadeira definição.
Novelo de Lã
Objetivo: Desenvolver nas crianças a criatividade e o desejo pela leitura. Também poderá aproveitar essa atividade para trabalhar cores e relações.
Material:
- um novelo de lã colorido ou um barbante pintado bem colorido;
- livro de histórias.
Desenvolvimento:
Espalhar pedaços de lã no chão (tem que ser pedaços de cores diferentes) e começar uma história, como por exemplo:
- Num dia chuvoso Joãozinho estava em casa olhando pela janela e viu... neste momento cada criança pega um pedaço da lã e diz (conforme a cor): um raio (quem pegou a lã branca), o céu escuro (preto), a chuva (azul), e assim por diante.
Antes de começar a história, explique como será a brincadeira para eles, o que eles deverão fazer e como ela ocorrerá.
Continue a história, como por exemplo: de repente ele sentiu um cheiro forte de... e assim por diante.
Quando terminar, peça para eles desenharem a história, ou entregue livros para que possam olhar e ter gosto pela leitura
Calculadora Prática - Raciocínio Matemático II
Objetivo: desenvolver a habilidade de fazer somas e resolver problemas matemáticos com crianças acima de 4 anos.
Material necessário: tesoura, caixa de papelão (com tampa), grãos de feijão, cartolina, canetinhas.
Atividade: Pegue a caixa de papelão e faça dois buracos na tampa. Se desejar, você pode embalar a caixa ou pintá-la de forma que fique mais atrativa para as crianças.
Corte retângulos de cartolina e com as canetinhas componha diversos cartões com problemas envolvendo soma de números, sem dar resposta. Por exemplo: 5+3=?
Para brincar, mostre um cartão por vez aos alunos para que eles identifiquem os números.
A seguir peça para um voluntário colocar em um dos orifícios da tampa a quantidade de feijões correspondente ao primeiro número da operação, e outro voluntário deve colocar a quantidade de feijões relativa ao segundo número. No caso do exemplo citado, serão depositados cinco grãos num buraco e três no outro.
Colocados os feijões, a caixa deve ser aberta para que as crianças contem o total dos feijões que estão nela, obtendo a resposta do problema.
O exercício pode ser feito coletivamente ou em duplas (ou trios), exigindo neste caso que se faça várias caixinhas (calculadoras) para que haja o suficiente para a turma toda. Se for o caso, peça que os próprios alunos montem suas calculadoras antes de realizar a atividade. Isso pode aumentar o interesse deles em participar das somas.
Carteiro
Objetivo: Ensinar os números de forma lúdica e criativa.
Material:
- cartolina;
- papel camurça;
- tesoura;
- cola;
- caneta hidrocor.
Montagem:
Faça casinhas com a cartolina, conforme o número de alunos.
Faça os números de papel camurça e cole no telhado da casa.
Faça os envelopes de modo que eles encaixem no espaço reservado para ele. Coloque o número no envelope com a caneta hidrocor e coloque-o na casinha.
Cole as casinhas nas mesas dos alunos e vire as mesas uma de frente para outra colocando os números pares de um lado e os ímpares de outro.
Desenvolvimento:
Converse com seus alunos sobre a disposição das casas na rua, se possível, leve eles até a rua e mostre que as casas tem números diferentes.
Em seguida, fale sobre o carteiro, de como ele acha a casa certa para entregar as cartas, etc.
Entregue para cada uma das crianças papel sulfite e um envelope (diferente do número da casa que está em sua mesa). Explique que eles irão brincar de carteiro e que cada um tem que fazer uma carta (que será um desenho) para o amigo que tem o número que está no envelope, ou seja, ele olhará o número no envelope e procurará o amigo que tem aquele número na casinha, mas não poderá dizer que pegou ele.
Quando terminarem, peça para que coloquem o papel no envelope e escolha um aluno, que será o carteiro, para colocar as cartas na casinha.
Brinque com eles no mínimo uma vez por semana, sempre mudando o carteiro. Ao final de cada brincadeira, veja os números com eles e dê uma folha de atividades que contenha os números para pintar, para contornar, etc
obs. Planos de Aula ,retirados da internet.
Maravilhosos esses planos !!!! Parabéns!!!Vou trabalhar com cada um deles, com certeza!!
ResponderExcluirMuito interessante esses planos meus pimpolhos vão adorar a cada dia uma novidade muito bom.
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