Páginas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Plano de Aula: Profissões

Geografia – 2ª série

Plano de Aula: Profissões

Objetivos:

· Identificar a relação entre as necessidades básicas do homem e o seu papel na sociedade.
· Registrar informações sobre a permanência de algumas profissões no tempo e o desaparecimento de outras.
· Estabelecer a relação entre as profissões e o desenvolvimento tecnológico, o surgimento de novas profissões.
· Conscientizar sobre a importância da formação profissional, do uso da Carteira de Trabalho e os Direitos do Homem.

Temas transversais

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade.
Saúde: vida coletiva, doenças, vícios.
Meio Ambiente: conhecer e comparar a natureza da paisagem local com a de outros lugares.
Identificar as principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que se vive; as transformações feitas pelo homem na natureza.
Valorização e proteção das diferentes formas de vida.
Orientação Sexual: a diversidade de comportamentos de homens e mulheres em função da época e do local onde vivem. O respeito mútuo.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Material a ser utilizado

· Pesquisa de fotos e textos de profissões antigas e atuais.
· Cartolinas, canetas, faixa de papel, cola, tesoura para os cartazes.
· Fotos e textos sobre algumas profissões de sua cidade.

Procedimentos

1ª Etapa

Sensibilização: Para introduzir a discussão sobre as profissões, peça uma pesquisa sobre as profissões dos familiares dos alunos, partindo sempre da realidade próxima da criança.
Faça uma listagem em sala de aula com as profissões encontradas, discuta sobre o campo de trabalho desses profissionais e faça um quadro comparativo.
Durante a discussão coloque questões como:

· Profissão é o mesmo que cargo ocupado pelo trabalhador? Quais as diferenças?
· Quais as profissões mais comuns?
· Quais as profissões que surgiram atualmente?
· Existe diferença entre as profissões de quem mora na cidade e no campo? Quais?
· Como o homem escolhe a sua profissão?
· Quais os problemas encontrados hoje com o desemprego?

2ª Etapa


Pesquisar os diversos tipos de profissões, as antigas, as que permaneceram no tempo e as mais atuais.
Esse estudo faz parte do entendimento do modo de viver do homem em nossa sociedade e das suas necessidades básicas, entre elas o trabalho, visto como um meio de sobrevivência, pois é o modo pelo qual o homem consegue o sustento das suas demais necessidades.
Faça um debate sobre a pesquisa dos alunos e organize uma lista das profissões que são antigas, as que não existem mais e as que permaneceram no tempo.
Coloque, também, as profissões mais atuais.
Formule questões como:

· Por que algumas profissões desapareceram?
· Por que algumas profissões permaneceram?
· O que acarreta o surgimento de novas profissões?

Desta forma todas as informações obtidas na pesquisa formarão um quadro comparativo.
Forme grupos e faça cartazes com fotos e características das profissões antigas e atuais.

3ª Etapa

Discuta como se dá a formação do profissional, a necessidade de estudo e/ou treinamento.
Elabore questões como:
· Onde os profissionais pesquisados estudaram?
· Que cursos fizeram?
· Há sempre a necessidade do curso superior?
Fale sobre a importância de instituições como o SENAI e o SENAC na formação do trabalhador.
Elabore junto com os alunos, perguntas para que eles façam entrevistas com algumas pessoas.
Depois, faça um gráfico sobre as respostas das entrevistas dos alunos como, profissões, grau de instrução, se exerce a profissão etc.

4ª Etapa


Organize palestras com diversos profissionais, peça a colaboração dos próprios funcionários da escola e dos pais dos alunos que têm profissões curiosas e interessantes.
Na Informática, os alunos poderão desenhar e escrever as características das profissões pesquisadas e formar um álbum sobre as profissões.
Para finalizar a atividade, os alunos podem organizar dramatizações de algumas profissões que despertaram interesse.

Trabalho interdisciplinar

História: evolução das profissões através do tempo.

Matemática: trabalhar com gráficos e tabelas, comparando pesquisas.

Português: leitura de textos pesquisados e produção de textos.

Música: composição de letras e músicas sobre o tema.

Comemoração do Dia do Trabalho – 1º. de maio.


Fonte: www.eaprender.com.br

Um comentário:

  1. Gostei muito da apresentação do seu material. Trabalho com jovens aprendizes e estou sempre buscando novas atividades. Parabéns

    ResponderExcluir