" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."

Rubem Alves

♥COMUNICADO IMPORTANTE♥

Olá,pessoal tem muitas pessoas nos pedindo os calendários de todos os meses de 2017 ,isso não vai ser possível pois fazemos um mês antes do outro ,para fazer inteiro torna-se muito cansativo e é muito trabalhoso ,temos também outros compromissos ok ,mas fiquem tranquilos pois estaremos fazendo os calendário antes ,um abraço a todos.

Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Quadro Construção da Base Alfabética ,Transcrição da Fala ,Costrução ortográfica

CONSTRUÇÃO DA BASE ALFABÉTICA
TRANSCRIÇÃO DA FALA
CONSTRUÇÃO ORTOGRÁFICA
- Atividades que levem à consciência sonora:
  • Rimas (poesias, músicas, adivinhas etc)
  • Contagem de letras
  • Jogos:dominó de letras, material de apoio livro didático, jogos que você confeccionar etc
  • Escrita com letras móveis
  • Completar palavras
- Atividades com modelos estáveis:
  • Nomes próprios
  • Rótulos
  • Folhetos de propagandas
  • Títulos de histórias e outros textos
  • Listas
- Produção coletiva de textos
-Atividades de leitura que envolva, além de escrita, imagens e sinais (cartas enigmáticas)
- Leitura de textos memorizados
- Ler diariamente para os seus alunos.
- Atividades que levem a percepção de que a escrita não representa a fala, mas a língua:
  • Escrita de pequenos trechos de memória
  • Rimas (poesias, músicas, adivinhas etc)
  • Bilhetes, avisos e recados
  • Trechos de histórias
- Produção coletiva de textos
- Revisão e reescrita coletiva e individual de textos
- Completar textos com lacunas
- leitura de textos pelo aluno e pelo professor.
- Construção de regras:
  • Por hipóteses contextuais: mp/mb, r/rr, s/ss,g/gu, c/qu.
  • Por memorização: g/j, ch/x, e/i, o/u/l, s/z, s/ss; ç/c/sc e acentuação nasal (m,n, til)
  • produção de textos livres ou reproduzidos
  • revisão e reescrita coletiva e individual de texto
  • leitura de diferentes textos, de acordo com o interesse dos alunos
  • desmontagem de pequenos textos para se perceber as estratégias utilizadas pelo autor.
OBS.: Para se fazer uma intervenção mais adequada é importante que o professor esteja atento às marcas produzidas pelas crianças e forneça pistas para um texto mais claro e coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...