fonte : editoradobrasil.com.br
" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."Rubem Alves
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terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
domingo, 26 de fevereiro de 2017
O QUE ESCREVER EM UM REGISTRO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
FONTE :naescola.eduqa.me
(site excelente para professor ,nós recomendamos)
O QUE ESCREVER EM UM REGISTRO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Abaixo, segue um modelo de relatório a ser desenvolvido na Educação Infantil:
QUAL FOCO DO SEU REGISTRO?
Defina sobre o que quer falar: há 3 tipos de registros: sobre atividade, rotina ou sobre as crianças.
SOBRE UMA ATIVIDADE:
Qual foi a proposta, o material utilizado, como a turma se organizou e de que forma a atividade se desenvolveu,
explore os seus resultados.
SOBRE A ROTINA DE CLASSE:
Quais foram os alunos que faltaram, quem se alimentou, quem se recusou a comer? quais crianças choraram,
quais demonstraram mais entrosamento ou mesmo problema de comportamento, como foram resolvidos
os problemas encontrados durante o dia?
SOBRE UMA CRIANÇA
Desenvolvimento de cada criança durante a etapa avaliativa, registre de forma individual o máximo que puder,
destaque também quem teve mais entrosamento e desenvoltura no coletivo, como se apresentaram os aspectos
cognitivos e emocionais da criança? Como desenvolveram estratégias para resolverem conflitos internos?.
CRIE UM PORTFÓLIO PARA VISUALIZAR A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA.
O portfólio é um potente instrumento de avaliação do indivíduo, por meio dele, o professor e responsáveis
pela criança poderão acompanhar de perto como anda o desenvolvimento de seu pequenino.
REFLITA DIARIAMENTE SOBRE SEU PAPEL JUNTO AOS ALUNOS.
O professor reflexivo torna-se peça chave para o desenvolvimento de seus alunos. Lembre-se que,
você é o ponto de referência de muitos, reflita sobre isso.
Sequência Didática
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Etapas de uma sequência didática
Adicionar legenda |
O modelo de sequência didática adotado no trabalho proposto está dividido em quatro etapas, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). São elas: apresentação da situação, primeira produção, construção dos módulos e produção final.
1ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO 1- O aluno deve ser exposto ao problema de comunicação que constitui o projeto coletivo da turma. A produção de um gênero será a tarefa de comunicação oral ou escrita que os alunos deverão realizar; o professor dá indicações sobre quem serão os destinatários, as finalidades, o gênero a ser abordado, o suporte material da produção, etc.
2- O aluno tem que conhecer o conteúdo com o gênero com o qual vai trabalhar e saber da sua importância. 3- O aluno terá o primeiro encontro com o gênero leitura ou audição de textos do gênero e organização do mural da classe.
2ª ETAPA: A PRIMEIRA PRODUÇÃO 1- A produção inicial pode ser simplificada, somente dirigida à turma ou a um destinatário fictício. 2- A produção inicial: instrumento de avaliação diagnóstica para verificação das capacidades reais dos alunos.
3- Início da avaliação formativa: define os pontos em que o professor precisa intervir melhor; permite ao professor adaptar os módulos ou oficinas de maneira mais precisa às capacidades reais dos alunos; determina o percurso que o aluno tem ainda a percorrer.
3ª ETAPA: MÓDULOS OU OFICINAS 1- Trabalhar problemas detectados na avaliação diagnóstica. Problemas de níveis diferentes. a) representação da situação de comunicação (contexto de produção); b) pesquisas e leituras para melhorar a falta de conhecimentos sobre o tema;
c) atividades para o planejamento do texto: a estrutura mais ou menos convencional do gênero; d) atividades sobre o estilo do gênero em diferentes autores; e) atividades sobre os títulos; f) atividades de observação e de análise de textos;
9 g) tarefas simplificadas de produção de textos; h) análise linguística (ortografia, pontuação, conexão, coesão referencial, coesão verbal, organização sintática, variante linguística, vocabulário…); i) atividades com gêneros orais pertinentes; 2- Análise das atividades realizadas para capitalizar as aquisições: elaboração da “lista de constatações”.
4ª ETAPA: A PRODUÇÃO FINAL: culminância da avaliação 1- Possibilita ao aluno pôr em prática as noções e os instrumentos elaborados separadamente nos módulos. 2- Completar a proposta de interação inicial, enviando textos aos destinatários. (…). Acompanhe o slide e o material completo no link que segue:
Fonte: http://slideplayer.com.br(http://jottaclub.com/2017/02/sequencia-didatica-etapas-de-uma-sequencia-didatica/)
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
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