" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."

Rubem Alves

♥COMUNICADO IMPORTANTE♥

Olá,pessoal tem muitas pessoas nos pedindo os calendários de todos os meses de 2017 ,isso não vai ser possível pois fazemos um mês antes do outro ,para fazer inteiro torna-se muito cansativo e é muito trabalhoso ,temos também outros compromissos ok ,mas fiquem tranquilos pois estaremos fazendo os calendário antes ,um abraço a todos.

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domingo, 23 de setembro de 2012

Baralho da tabela de Multiplicação


BARALHO DA TABELA DE MULTIPLICAÇÃO



Objetivo:
Permitir que o educando exercite e desenvolva o conhecimento relativo a tabela de multiplicação de forma dinâmica.

Regras:
Jogadores: grupos de 2 a 6 pessoas;
Responsável pelo início do jogo é a pessoa com mais idade.
Antes do início da atividade as cartas devem ser embaralhadas e postas na mesa
O responsável pelo jogo deve entregar 3 cartas para cada participante;
O primeiro a direita da pessoa que é responsável por iniciar o jogo lança a primeira carta, após o segundo, terceiro, até o último jogador.
Pega todas as cartas o jogador que tiver jogado a operação cujo resultado da equação for mais alto. Exemplo de jogo com 3 participantes: Jogador 1 joga 3 x 5= 5- Jogador 2 joga 6 x 7 =42 e jogador 3 lança 2 x 2 = 4, ganha a rodada o jogador 2  e leva todas as cartas si, devendo deixá-las de lado para contagem no final da partida.
Após a rodada faz-se nova compra de cartas (3 por participante, sendo compradas individualmente ou distribuídas pelo responsável pelo jogo, podendo ser distribuídas cartas de uma em uma ou as três de um só vez, a consenso do grupo), sendo que as rodadas continuam até o limite das cartas.
Acaba o jogo quando as cartas acabarem, sendo que na última rodada deve-se observar a quantidade igual de cartas para cada participante, podendo haver sobra de cartas na mesa, que devem ser descartadas (exemplo de jogo com 3 participantes: na última rodada sobram 5 cartas sobre a mesa, cada participante deverá pegar 1 carta, as 2 restantes são descartadas do jogo);
Ganha o jogo quem tiver mais cartas ao acabarem as cartas da mesa.
O ganhador é o responsável pelo próximo jogo (embaralhar e distribuir as cartas).
Cada jogador deve evitar que os adversários percebam quais as cartas que ele possui na mão.

Material:
O baralho pode ser desenvolvido em cartolina com fundo opaco (para evitar a visualização do conteúdo da carta) e plastificado para maior duração.

Quantidade de cartas do baralho:
 90 (9x10) com tabelas do 2 ao 9 que envolvem atividades de multiplicação da tabela de 1 a 10.

Variações de jogo e/ou baralho:
O baralho pode ser desenvolvido com as demais operações matemáticas (adição, subtração, divisão, etc.);
Ser efetuadas mais cartas para adição ao baralho como: tabela do 0, 1, 10, 11, etc.).
Para a adição e subtração podem ser confeccionado baralhos com uso de números, imagens ou ambos.
Baralho sem o resultado da operação.
Realização do jogo em duplas (dupla contra dupla);

Sugestão de regras para o Baralho sem resultado da operação:
Pode ser realizado um baralho onde fica disponível somente a operação matemática, sem o resultado da operação.
Para esse baralho devem-se alterar algumas regras do jogo como:
Na hora de jogar, ao ser colocada a carta na mesa: o educando deve dizer o resultado da operação e caso venha dizer errado a carta automaticamente passa a ser do adversário que perceber o erro (e estiver na sua vez de jogar), independente de possuir carta maior, devendo também descartar uma carta da mão e disponibilizar no monte (para a igualdade de cartas para cada jogador/jogada). Exemplo: jogador 1 joga carta e erra o resultado, jogador 2 joga e não percebe o erro, jogador 3 percebe o erro do jogador 1, pega as cartas para si e guarda no seu monte uma das cartas que possuir na mão (carta essa a sua escolha), seguindo a jogada, caso o jogador que perceber o erro do adversário seja o penúltimo, ficará também com a carta do último jogador.

Sugestão de regras para o Jogo em duplas:
Para o jogo em duplas, os jogadores devem ficar intercalados, de forma que ao jogar joga um de cada dupla.
Ganha a rodada a dupla que lançar o maior resultado da operação, independente da jogada do companheiro. Exemplo: Dupla 1: jogador 1 joga 2x2=4; Dupla 2: jogador 1 joga 3x3=9, Dupla 1: Jogador 2 joga 8x9=72, Dupla 2: jogador 2 joga 6x6=36. Ganha a rodada a dupla um, pois o jogador 2 lançou o maior resultado da operação.
O restante das regras permacem as mesmas.


 Clique no link para baixar o jogo :

http://www.4shared.com/office/MwVY0tnG/1941_baralho.html


Fonte :Atividades Educativas




2 comentários:

  1. Lindas e úteis tabelas silábicas. Fiquei um tempão tentando fazer uma e não consegui, me falta habilidade e conhecimento. Você tem das sílabas ditas complexas? Obrigada!

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  2. Gostei das tabelas silábicas! Parabéns e obrigada, me serão muito úteis" Vc tem das sílabas ditas complexas? Rita Cruz

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