" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."

Rubem Alves

♥COMUNICADO IMPORTANTE♥

Olá,pessoal tem muitas pessoas nos pedindo os calendários de todos os meses de 2017 ,isso não vai ser possível pois fazemos um mês antes do outro ,para fazer inteiro torna-se muito cansativo e é muito trabalhoso ,temos também outros compromissos ok ,mas fiquem tranquilos pois estaremos fazendo os calendário antes ,um abraço a todos.

Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Projeto de leitura




Projeto de leitura
"Ah! Tu, livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu pelo qual se encontrou e, sem figuras sem extravagância, fê-la esquecer as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.”
Cecília Meireles.
Introdução
O que é leitura?
A palavra ler  tem muitos sentidos.o dicionario Houaiss da lingua portuguesa apresenta os seguintes ,entre outros:Percorrer com a vista,interpretando-o por uma relação estabelecida entre as sequencias dos sinais ,graficos  escritos,e os sinais linguistico próprio de uma lingua natural .Ter acesso a textos através de sistemas de escrita valendo- se de outro sentido que não o da visão.
Para o escritor  argentino Alberto Manguel “todos  lemos a nós e ao mundo á nossa volta para vislumbrar o que  somos e onde estamos .Lemos para compreender,ou para começar  a compreender.
Numa sociedade letrada como a nossa  a leitura é fundamental.
Segundo a autora Magda Soares as habilidades da leitura são :
“a habilidade de decodificar símbolos escritos; a habilidade de captar significados; a capacidade de interpretar seqüências de idéias ou eventos, analogias, comparações, linguagem figurada, relações complexas, anáforas; e, ainda, a habilidade de fazer previsões iniciais sobre o sentido do texto, de construir significado combinando conhecimentos prévios e informação textual, de monitorar a compreensão e modificar previsões iniciais quando necessário, de refletir sobre o significado do que foi lido, tirando conclusões e fazendo julgamentos sobre o conteúdo. Acrescente-se a essa grande variedade de habilidades de leitura o fato de que elas devem ser aplicadas diferenciadamente a diversos tipos de materiais de leitura” (SOARES, 2008, p.69)



Projeto de Leitura- Poesias


Turma: 4ª Série
Tempo estimado: 5 dias

OBJETIVO GERAL:  Despertar nos alunos o interesse pela Leitura a partir do lúdico.Incentivar o hábito de ler ,propiciar a troca e o conhecimento de ideias e opnioes e conhecimentos.  Ampliar o conceito de leitura e levá-los a conhecer diversos autores. Desenvolver o olhar crítico para a produção poética de qualidade.Desenvolver a linguagem oral e escrita.Escrever poesia e reconhecer a aplicabilidade do texto poético, e identificar a poesia no cotidiano.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estimular o gosto pela leitura através do lúdico.
-Melhorar o aprendizado e oralidade.
-Produzir poemas e familiarizá-los com poemas conhecidos .
-Planejar e produzir um livro coletivo.(Antologia Poetica)
-Identificar os recursos poéticos.

JUSTIFICATIVA: Trabalhando o conteúdo que compõem a disciplina de Lingua Portuguesa identificamos a dificuldade e o desinteresse por parte dos discentes , por isso , realizamos uma pesquisa para introduzir na sala de aula, algo que chamasse a atenção e estimulasse o gosto pela leitura.

 METODOLOGIA: O Projeto será realizado em sala de aula,com a execução de Roda da Leitura ,amostra das poesias animadas na telivisão ou pelo computador no laboratorio de informatica( caso a escola tiver) e do vídeo “A menina que odiava livros”.Pesquisa sobre a vida dos autores, Leitura dos poemas produzidos em classe e criação de uma Antalogia poetica pelos proprios alunos.
RECURSOS:                                                                                                  
- Laboratório de informática (caso houver na instituição)
- Internet.
-Diversas poesias .
-Televisão
-DVD  “Poesias Animadas- Castelo Ra Tim Bum”.
-Vídeo  ou o livro “ A menina que odiava livros”.
-Dicionários.

INDICADORES:
Resgatar o gosto e o interesse pela Leitura.

MATERIAIS UTILIZADOS: 
Para a confecção do livro será necessário:
-Folhas Sulfite, caneta hidrocor, cola.
- E.V. A para a confecção da capa.
-Papel Pardo (mural).
-livros com a bibiografia dos autores.

AVALIAÇÃO: Analisar o desempenho de cada aluno, a partir da interação e da realização das  atividades .

PRODUTO FINAL:Uma Antalogia Poética produzida pelos alunos e um Sarau apresentado por eles.

REFERÊNCIAS :

MERMELSTEIM, M.  SubsÍdios para trabalhar com poesia em sala de aula.Leitura e literatura.2011.


PAWAGI, M. A menina que odiava Livros. São Paulo: Relativa. 2005.



MACHADO, P.S. Poesia Infantil na TV: a Experiencia do Castelo Ra Tim Bum. Porto Alegre: Edipucris. 2002.



KOCH, I. V. e  ELIAS, M. V. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009.

















               











Um comentário:

Poderá gostar também :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...