" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."

Rubem Alves

Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Plano de Aula - Texto Publicitário

Plano de Aula- Texto publicitário

Tema: Consumismo Responsável

Disciplina: Lingua Portuguesa
Justificativa:
Para formar um aluno crítico e eficiente para satisfazer de modo eficaz um contexto sócio-econômico-cultural, cabe ao professor possibilitar ao educando contato com diversos numeros de informação, utilizando- se  dos  textos publicitários procurando  mostrar que a propaganda é um apelo, um vínculo entre o anunciante e o consumidor. O aluno, ao observá-las nem sempre se mostra capaz de inferir e absorver o conteúdo da melhor forma, o professor e a escola  deve criar condições para se assimilar tais informações  motivando os alunos para a produção e a leitura de textos interagindo com a linguagem das propagandas e produzindo modos diferenciados de construções criticas de pensamentos, bem como levar a conscientização sobre o tema “ Consumismo” que impera nos dias de hoje e na realidade das escolas.

Objetivos Gerais:
-Formar um aluno crítico .
-Despertar o interesse pela leitura.
-Interpretar informações contidas em uma propaganda ou um texto publicitário.
- Identificar as características que distinguem a linguagem da propaganda.
- Desenvolver a fluência na leitura.
- Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar.
-Formar pesquisadores.
-Conscientizar sobre a necessidade de se economizar e não ser levados pelos anúncios a fim de se tornarem pessoas consumistas.


Recursos:
-Textos diversos de publicidade e propaganda.
-livro “Eu preciso tanto”.
-cartolinas.
-caneta hidrocor, lápis de cor, cola, tesoura.


Público alvo: 3º e 4º séries

Cronograma:
1º dia: Conceitue o que venha a ser um texto publicitário, sua estrutura, finalidade e onde circula. Separe a turma em grupos e distribua para cada grupo diversos textos publicitários. Peça para que analisem e interpretem o texto e o porquê da imagem. Abra espaço para que discutam entre si, e façam registros. Passe atividade de interpretação para fixação do conteúdo. (Exemplo em anexo)

2º dia: Faça a seguinte pesquisa Quais produtos são anunciados em programas infantis com mais freqüência”. Questione “quando passa alguma propaganda de doce ou brinquedo o que sentem?”, “dá vontade de comprar?”. ”quando os pais não compram o que vocês querem, o que fazem?”, neste momento conduza a conversa de uma maneira que todos interajam, mas ao mesmo tempo conscientize e aborde sobre o tema “Consumismo”, “o que é”, como podemos deixar de sermos consumistas exagerados. No término da aula lance um desafio a eles, peça para trazerem na próxima aula uma pesquisa feita em casa juntamente com os pais sobre “ produtos ou objetos que foram comprados sem ser por necessidade, e o porque , se foi influência de propaganda ou não, se for de qual”.

3º dia: Peça para alguns alunos socializarem sobre a pesquisa que fizeram,juntamente com a classe e com todos os dados que obtiveram, produza um cartaz com toda turma sobre o “Consumo Consciente” para ser colado no mural da escola em seguida faça uma leitura do livro Eu preciso tanto! , questionando a todo tempo. Logo após,  peça para que eles façam uma história em cima do tema.


Avaliação:
A avaliação constará de uma observação constante durante a execução das atividades, numa ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a criança o alcance de um saber competente.
Produto final: Um mural sobre o tema Consumismo Consciente, e uma história com o respectivo tema.



Referência:
CONSOLI, M. O.A propaganda em sala de aula: uma técnica Pedagógica para o ensino de recepção e Produção de textos. Revista Voz das Letras. Disponível em < http://www.nead.uncnet.br/2009/revistas/letras/7/73.pdf> acesso em 07 de maio de 2011.
                         

AMARAL, S.M. do. Os perigos do consumismo infantil. Publicado em janeiro 5, 2009 por HC. Disponível em <http://www.ecodebate.com.br/2009/01/05/os-perigos-do-consumismo-infantil-por-sylvia-mendonca-do-amaral/> acesso em 07 de maio de 2011.


SOUZA, Shirley. Eu preciso tanto! Coleção Sinto tudo isso e mais um pouco. Ed: Escala Educacional. 2009.



Algo Tão Doce Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...