" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."

Rubem Alves

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domingo, 3 de julho de 2011

Plano de Aula -Artigo de Opinião

PLANO DE AULA - ARTIGO DE OPINIÃO

Disciplina: Português
Turma: 5 ª Série
Tempo estimado: 1 aula
Tema: Produzindo um artigo de opinião

OBJETIVO GERAL:  Despertar nos alunos o interesse pela Leitura, desenvolver a capacidade de produção escrita. Levar o aluno a convencer, dialogar, argumentar e rebater, desenvolvendo sua criticidade e sua capacidade de convencimento.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Estimular o gosto pela leitura de jornais, revistas e periódicos.
-Melhorar o aprendizado  a escrita e a oralidade.
-Produzir artigo de opinião.
-Identificar a organização do texto( Introdução, desenvolvimento e conclusão)
JUSTIFICATIVA: Nessa perspectiva, os gêneros textuais são considerados ótimos instrumentos de ensino e devem ser ensinados na escola é preciso escolher quais são os que devem fazer parte do currículo escolar. E não há dúvida: entre eles estão os gêneros jornalísticos. Como todos concordam, a imprensa ocupa lugar relevante em nosso cotidiano, divulgando notícias, formando opinião ou proporcionando entretenimento. Por isso, é necessário formar leitores críticos para os jornais e revistas, estejam eles em sua forma impressa, televisiva ou na internet. Quanto mais conscientes forem os leitores, melhor aproveitarão as informações oferecidas pelos meios de comunicação.
 RECURSOS:
-Diversas revistas ou jornais.
-Dicionários.
-papel pardo.
Cronograma:
1º momento: No primeiro momento mostre á eles sobre, o que é um artigo de opinião, sua estrutura, onde se encontra tal gênero, dê exemplos, em jornais, revistas. Em seguida separe a turma em grupo e entregue um exemplar de jornal local ou revista (pode dividir um mesmo jornal para toda a turma, entregando páginas do jornal para cada equipe). Faça uma leitura com a classe de alguns artigos disponibilizados, se for preciso utilize o dicionário para as palavras que não são compreendidas. Após a leitura, pede que as duplas conversem e selecionem o que acharam mais interessantes e o que não gostaram no jornal.
2º momento: No segundo momento da aula, faça uma pergunta o que viram nos jornais, o que mais se fala na televisão, internet. Peça para o grupo produzir um artigo com um referido tema a escolha de cada grupo. Depois peça para que eles leiam. Em seguida faça um mural com todos os artigos para apreciação da comunidade escolar.
Obs. Em todo momento,questione,reforce, se for preciso fazer a retomada dos conteúdos, faça, mas não deixe dúvidas pra traz sem saná-las.
AVALIAÇÃO: Analisar o desempenho de cada aluno, a partir da interação e da realização das  atividades.
PRODUTO FINAL: Um artigo de opinião produzido pelos alunos, através de um determinado assunto.
REFERÊNCIAS:
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A.SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e GláisSales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

Brasil, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa- vol.2. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2001.

AMARAL, Heloisa. Escolhendo gêneros textuais para ensinar na escola. Disponível em http://www.escrevendo.cenpec.org.br/Leitura/EscolhendoGeneros. Acesso em 14 de maio de 2011.

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