" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."

Rubem Alves

Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Tangram

Origem do tangram


O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Existem várias lendas sobre a origem deste jogo. Uma delas conta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho, de forma quadrada, o qual se quebrou em sete pedaços. Para sua surpresa, com os cacos do espelho, ele poderia dar origem a várias formas conhecidas como animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas, entre outras.

O objetivo deste jogo é utilizar as sete peças, sem sobreposição, para montar uma determinada figura.

A referência mais antiga é de um painel em madeira, de 1780, de Utamaro com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. A mais antiga publicação com exercícios de tangram é do início do século XIX. Em chinês, o tangram é conhecido como Ch i ch iao t u, ou as Sete Peças Inteligentes.

Existe uma enciclopédia do Tangram, escrita por uma mulher, na China, há mais de 100 anos, em seis volumes com 1700 problemas de Tangram.



referência: 
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/

Um comentário:

  1. Olá!
    Estava no seu outro blog, muito bom! Depois eu volto nesse aqui com mais tempo, pois tem muita coisa bacana para ser vista!
    Beijinhos e que Deus a abençoe.


    meu blog: joartflores.blogspot.com

    ResponderExcluir

Poderá gostar também :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...