" Ensinar é um exercício de imortalidade.De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra o professor,assim,não morre jamais..."

Rubem Alves

♥COMUNICADO IMPORTANTE♥

Olá,pessoal tem muitas pessoas nos pedindo os calendários de todos os meses de 2017 ,isso não vai ser possível pois fazemos um mês antes do outro ,para fazer inteiro torna-se muito cansativo e é muito trabalhoso ,temos também outros compromissos ok ,mas fiquem tranquilos pois estaremos fazendo os calendário antes ,um abraço a todos.

Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PROJETOS DIDÁTICOS-Retirados da internet

Projeto Didático

Tema –Gibi na sala de aula

Objetivo: Confecção de uma história em quadrinhos elaborada e ilustrada pelos alunos.

Publico alvo: crianças do 4º ano

Material necessário: Gibis trazidos pelos alunos ou fornecidos pela escola, folhas xerocadas com as matrizes de diferentes possibilidades de quadrinhos vazios para a execução das histórias. Histórias em quadrinhos sem texto.

Descrição do trabalho:

1º etapa: Após o trabalho com a:”Histórias de gibi”, conversar com os alunos sobre esse tipo de texto,suas características, as preferências da classe, a linguagem utilizada etc.

2º etapa: O professor pede aos alunos que tragam seus gibis favoritos de casa para compartilhar com os colegas montando uma “gibiteca”. Deixar que explorem o material trazido, pelo tempo que julgar necessário.

3º etapa: Propor aos alunos a confecção de pequenas histórias, utilizando tiras de gibis ou de livros ampliados, sem os balões de fala para que seja adicionado o texto coletivamente.

4º etapa: Escolher um tema de interesse dos alunos (ecologia, animais em extinção...) e elaborar uma história coletiva em que o professor escreve a narrativa que vai sendo contada pelos alunos.

5º etapa: O professor divide a história em pequenos trechos que depois serão distribuídos entre os grupos de alunos.

6º etapa: São distribuídas folhas com divisões grandes para que os alunos realizem os desenhos e escrevam as falas de personagens.

7º etapa: Cada grupo faz os desenhos e balões de fala que representam o trecho correspondente à sua parte da história.

8º etapa: A história pode ser encadernada e levada para casa, respeitando um cronograma estabelecido pelo professor.Todos os alunos deverão ter a oportunidade de levar a história para casa em algum momento.

6 .Conteúdos a serem construídos e aspectos a serem investigados:

Conceitual: Entrar em contato com a linguagem utilizada nesse tipo de texto. Perceber os elementos que auxiliam na compreensão do texto: balões, imagens, cenários, escrita. Desenvolver comportamentos de leitura e de escrita adequados ao tipo de texto trabalhado.

Procedimental: Ler histórias em quadrinhos diversas,criar textos para balões de fala em histórias já existentes, auxiliar na elaboração do texto da história coletiva, desenhar e escrever, em grupo, a parte da história designada ao seu grupo.

Atitudinal: Trabalhar com empenho na realização das diferentes atividades, dando opiniões, fazendo registros e leituras com postura adequada, auxiliar os colegas quando necessário. Realizar o trabalho em grupo mantendo uma atitude respeitosa e colaborando com os colegas na realização dos trabalhos.

7. Atividades inter e multidisciplinares:

Língua Portuguesa: Leitura e escrita de histórias em quadrinhos.

Ética: Respeitar a opinião dos colegas durante os trabalhos realizados em grupo e empenhar-se pelo bom resultado do trabalho.

Artes Plásticas: Ilustrações para a história elaborada.

8. Duração: 4º- bimestre.

9. Produto final:

O produto final será o gibi confeccionado pelos alunos,que será levado aos poucos por todos os alunos da classe para a apreciação das famílias.

10. Avaliação:

A avaliação deve ser um processo contínuo em que o professor faz intervenções pontuais à medida que percebe as dificuldades de compreensão, de elaboração ou de leitura por parte dos alunos.

Ao final do projeto, o professor pode sentar-se em roda com seus alunos para a apreciação do gibi por eles confeccionado e “entrevistá-los” fazendo perguntas como:

O que vocês acharam do nosso gibi?

Vocês gostaram de fazê-lo?

O que foi mais difícil?

O que foi mais fácil?

O que não deu certo ou poderia ser diferente?

Esses momentos de reflexão sobre a atividade realizada são muito importantes no processo futuro de auto-avaliação do aluno perante seu próprio desempenho.

Projeto Didático

Tema: Aprendendo Matemática através de jogos

Objetivos: Construir jogos diversos utilizando sucata. Elaborar as regras dos jogos confeccionados.

A quem se destina: crianças do ensino fundamental

Material necessário: Sucata, papéis diversos, cola, tesoura.

Descrição do trabalho:

1º etapa : O professor deverá solicitar aos alunos que tragam para a classe,

em um dia combinado, diversos jogos que envolvam operações matemáticas: banco imobiliário, trilha, boliche etc. Nesse dia, deixar os alunos brincarem livremente, desde que sigam as regras de cada jogo.

2º etapa: No segundo momento, propor que pensem em algum jogo que gostariam de confeccionar e que material seria o mais adequado para isso.

3º etapa: Reunir os alunos em grupos, de acordo com o jogo que desejam montar. Deixar que os grupos combinem o jogo que farão e os materiais necessários para confeccioná-lo.

4º etapa: Definir a data em que deverão trazer os materiais e orientá-los durante a confecção do jogo.

5º etapa: Auxiliar os alunos durante a elaboração das regras do jogo para que elas fiquem claras e objetivas.

6º etapa: Quando os jogos estiverem prontos, deixar que os alunos brinquem

também com aqueles confeccionados pelos outros grupos.

Conteúdos a serem construídos e aspectos a serem investigados:

Conceitual: Perceber e utilizar as quatro operações nos diferentes momentos do processo de trabalho. Utilizar a linguagem adequadamente na elaboração de regras e de jogos. Resolver os problemas que surgirem durante o projeto.

Procedimental: Operar com os números, buscar os materiais adequados para a confecção dos jogos, montar os jogos e suas regras, jogar de acordo com as regras.

Atitudinal: Agir com autonomia e empenho, respeitar as regras dos jogos, trabalhar em grupo de forma cooperativa e respeitosa.

Atividades inter e multidisciplinares:

Língua Portuguesa: Escrita e leitura de regras dos jogos que foram construídos pelos alunos. Elaboração de regras dos jogos confeccionados.

Matemática: Utilização das operações matemáticas de acordo com a necessidade, tanto nos momentos da elaboração dos jogos como enquanto jogar. Encontrar soluções para os problemas que aparecerem durante o trabalho.

Artes Plásticas: Construção de jogos utilizando sucata.

Ética: Percepção da importância de reciclar produtos que seriam descartados. Trabalhar em grupo de forma cooperativa e respeitosa.

Duração: 3º- bimestre.

Produto final:

O produto final do projeto serão os jogos confeccionados pelos alunos.

Avaliação : A avaliação deverá ocorrer durante todo o processo de trabalho, tanto por parte do professor quanto dos alunos.O professor deverá observar e intervir nos momentos de dificuldades dos alunos, auxiliando de forma pontual. Poderá retomar em momentos posteriores os problemas que apareceram tais como dificuldades nos momentos de trabalho, e trazer propostas que auxiliem os alunos na superação de dificuldades. Após todos os jogos terem sido utilizados pelos alunos, pode-se sentar em grupo e fazer uma apreciação sobre os jogos, observando desde aspectos como clareza das regras, até o capricho na confecção deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...